Somos a sociedade do consumo responsável

A chamada “sociedade de consumo” abre as portas para um significado novo no que diz respeito a suas compras. Diz-se agora que a sociedade passa a consumir com responsabilidade, preocupando-se com as escolhas de produtos e de empresas envolvidas com Responsabilidade Social.

Para tanto, não basta que as empresas apenas adotem uma atitude socialmente responsável, é preciso fazer com que o cliente acredite nesta ação. Ligadas a causas sociais, as empresas ganham maior visibilidade na mídia, atraindo estes consumidores que esperam muito mais que geração de emprego e pagamento de impostos. Afinal, é sabido que empresas que incentivam ações sociais são as mais respeitadas e preferidas.

É preciso entender também que para que ações causem o efeito desejado, é necessário extrapolar a esfera da publicidade e partir para uma aproximação, colocando-se frente a frente com o consumidor. E aí que entra o Marketing de Relacionamento.

Pensando justamente neste novo consumidor, empresas têm investido pesado nesta ferramenta, visando sensibilizar com o intuito de conquistar novos clientes. Mas como usar o Marketing de Relacionamento para atrair este comprador?

Através de suas ferramentas: eventos, promoção, campanhas de relacionamento e CRM, buscando engajar pessoas em torno de sua marca, possibilitando às empresas passar a sua real intenção.
Eventos ligados a causas sociais sempre são bem aceitos. No lançamento de um produto, por exemplo, onde parte da verba seja destinada a um projeto, acaba caindo no gosto deste novo consumidor. Ele sente que, além da empresa, também está fazendo a sua parte para uma sociedade melhor.

Entender que estas campanhas de relacionamento visam à ampliação e à aproximação da marca com seu público são importantes para entrar definitivamente no rol de empresas socialmente responsáveis. Avalie seu projeto, crie ações e conquiste este novo consumidor. Texto de Nelise Zymberg, sócia-diretora da Zymberg Marketing Direto, publicado no site Consumidor Moderno.

Fonte: Boletim RP em Ação

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