Catho e Sua Comunicação Inovadora

Durante o Fórum Liderança, o Diretor de Gente e Gestão da Catho, Murilo Cavellucci, também foi um dos palestrantes. Ele abordou o tema “Como uma comunicação inovadora contribui para o bom relacionamento corporativo ”, tema que foi case de comunicação da empresa em que trabalha atualmente.

A Catho é uma empresa pioneira no segmento de vagas de emprego online, com uma série de ferramentas e conteúdos para os candidatos às vagas e também para as empresas contratantes. Sua missão é “ Ajudar as pessoas a se realizarem profissionalmente, as empresas a serem mais produtivas, e o Brasil a prosperar. ”

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Fonte: Instagram @vamos_juntos

Para tanto, a Catho adotou o que chamam de “ Nosso Jeito ” de fazer as coisas, que nada mais são do que seis atributos criados para guiar o comportamento dos colaboradores no cumprimento da missão da empresa:

  • Ser comprometido com o sucesso, que busca alcançar os resultados para o negocio e atuando de forma ética;
  • Ser criativo e antenado, que identifica e propõe melhorias, estimulando o debate, as novas ideias e a geração de respostas criativas;
  • Ser apaixonado pelo cliente, priorizando suas necessidades e o colocando no centro das decisões;
  • Juntos somos mais (+), que busca criar um ambiente colaborativo, valorizando as pessoas e seu desenvolvimento, respeitando a diversidade e alcançando resultados por meio do trabalho em equipe;
  • Buscar a excelência pura; que trabalha com qualidade e atinge objetivos com rapidez, menores custos ou melhores resultados, indo além das expectativas;
  • Ser ligado no negócio, que compreende a dinâmica do negócio e do mercado, é capaz de analisar, decidir e agir alinhado com objetivos estratégicos da empresa.

Com a mudança do mundo atual, onde a competição é com gigantes, pois a Catho antes do mundo digital era uma empresa de recrutamento de pessoas ‘’off-line’’, ela percebe que precisa ir além e estar apta para responder as demandas do mercado nessa era de transição.

Para isso, a empresa realizou uma série de transformações culturais dentro da empresa, adotando as seguintes práticas:

  • Todo dia é dia de bermuda, chega de roupas sociais e gravatas;
  • Programa para os papais e mamães
  • Kid’s day, um dia de diversão, em que os filhos dos funcionários vão para a Catho;

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    Fonte: Instagram @vamos_juntos

  • Incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte para o trabalho (criaram um bicicletário);
  • Sempre pensando na saúde e mobilidade;
  • Sexta-feira é dia de chinelo e do Papo Direto com o presidente. Sim, com todos de chinelo!
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Fonte: Instagram @vamos_juntos

A empresa também acredita que a comunicação é o elemento chave no processo de transformação, mas segundo Murilo, “não basta só comunicar, é preciso agir e engajar os seus colaboradores”. Para terem dados concretos de como a empresa era vista por seu público interno, a empresa GPTW realizou uma pesquisa no ano de 2014, com os seus 950 funcionários, ocasião em que perceberam como deveriam fazer a comunicação da empresa ser efetiva. Antes, as únicas ferramentas de comunicação eram e-mail e jornal impresso (com diagramação falha).

Foi quando surgiram novos canais de comunicação e a restruturação dos que já existiam, como foi o caso do Vídeowall Antenados, e do TV Antenados.

O TV Antenados surgiu para trazer informações reais das áreas, assuntos relevantes do cotidiano da empresa, e conteúdos adicionais como trânsito, dicas de português, comportamento e carreira, entre outros, por meio de aparelhos de TV que foram instaladas nas áreas de café da empresa.

Também surgiu o “Aplicativo Conectados”, que traz várias informações, notícias e o jornal da empresa que antes era impresso, agora ele passou a ser em formato digital. Para o sucesso dessa ação, a empresa espalhou pelo prédio alguns tablets, fazendo assim com que todos os funcionários tenham acesso ao conteúdo.

Em relação a comunicação visual, a Catho resolveu plotar cartazes em pontos diferentes da empresa, como em banheiros e elevadores, cartazes estes que possuem as informações mais importantes da semana.

Tendo em vista que atualmente grande parte de seus funcionários estão presentes nas mídias sociais, a empresa criou um perfil no Instagram chamado ‘’@vamos_juntos”, com intuito de engajar e também informar seus funcionários sobre o cotidiano da empresa.

Já para integrar cada vez mais, a Catho criou o ‘’Café com o Presidente”, um café da manhã que ocorre uma vez no mês com o Presidente e 10 a 12 funcionários, numa sexta-feira, que também é o dia do chinelo o que contribui para um ambiente mais informal e descontraído.

E para comunicar, a empresa também criou sessões de comunicação entre gestores, líderes e uma reunião geral, chamada de Papo Direto, que ocorre entre o CEO e toda a empresa.

Além da oportunidade única de conhecermos mais a Catho, percebeu-se que a cultura da empresa foi muito impactada a partir dessas estratégias implantadas na empresa, pois são várias ações que circulam por toda a estrutura da empresa, atingindo todo o seu público interno, gerando além de funcionários mais e melhores informados também mais engajados com a empresa.

 

Fernanda Justino e Lilian Helena Franzen (acadêmicas do 5º período RP/Univali)

Catho

O Diretor de Gente e Gestão da Catho, Murilo Cavellucci, em sua apresentação no Fórum de Liderança. Foto: Profª Lígia Najdzion.

 

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