O Case de Comunicação da Cia.Hering no Fórum de Liderança

A história da empresa é contada por Rosilene Maria Oliveira Schuldt, Coordenadora de Comunicação Institucional – Cia Hering. Maior rede brasileira de lojas do varejo têxtil, a empresa nasceu em 1880, quando Bruno e Hermann Hering  inauguraram em Blumenau (SC), uma loja de camisetas básicas.  De lá para cá ela cresceu, passou por reestruturação e até quase faliu, mas se manteve e se mantém até então com destaque no mercado nacional e internacional. Atualmente emprega 8 mil colaboradores distribuídos pelas unidades fabris existentes em Blumenau e Indaial(SC), Anápolis, Goianésia, Paraúna, São Luiz de Montes Belos e Santa Helena de Goiás(GO), e Parnamirim (RN), no escritório em São Paulo e em algumas lojas próprias. Tem no mercado hoje, mais de 800 franquias, e uma produção que supera os 70 milhões de peças/ano.  Tem uma receita bruta de 1,9 bilhões e mantém seu administrativo em Blumenau e São Paulo. Atualmente a Hering veste um a cada dois brasileiros. Seu slogan “Cia.Hering. Aqui, a gente veste a vida”, traduz a proposta de um produto que faz parte da vida dos brasileiros e que quer continuar a sê-lo por muitos e muitos anos.

O case apresentado no evento, foi referente às comemorações dos 135 anos da empresa, acontecidos em 2015. Na ocasião, como objetivos da campanha, o pessoal da comunicação, apoiados pela administração superior, estabeleceu os seguintes propósitos: promover a marca institucional, promover a cultura da marca internamente, investir na comunicação interna, estimular o sentimento de pertencimento entre os pares, promover o sentimento de empoderamento e o orgulho de vestir a camisa da empresa.

Para tanto, lançaram desafios (em forma de ações) aos colaboradores, que estimulassem os sentimentos de protagonismo, orgulho e pertencimento a rede.

Ação 1: o que significa para você comemorar 135 anos?

Ação 2: criação do logo de comemoração 135 anos

Ação 3: produção de camiseta especial de presente para cada colaborador (camiseta)

Ação 4: Um Rolê Por Nossa História – informativo especial em meio digital, composto por 20 edições, que a cada semana foram compartilhando fotos da história da Cia.

Ação 5: o que cada um pode fazer para um mundo melhor?

Ação 6: camisetão #seconectanos135 que rodou por todas as lojas e unidades para selfies, motivação e divulgação

Ação 7: comemoração com bolo nas unidades

Ação 8: cápsula do tempo, que será aberta em 2030, quando a Cia completar 150 anos.

Ação 9: instituição do dia da básica, deu uma camiseta para cada colaborador #euvistoavida

Ação 10: que tal uma ligação diferente durante o dia? O presidente Fábio Hering ligou para alguns colaboradores.

Podemos entender que uma boa comunicação interna sabe reconhecer seu público colaborador, e concluímos que as pessoas fizeram a própria campanha!

Texto de Jéssica Mattana e Élin Cristine Schlindwein (acadêmicas do 3º período RP/Univali). Foto: Profª Lígia Najdzion.

Hering

A apresentação da Coordenadora de Comunicação Institucional da Cia.Hering, Rosilene Maria Oliveira Schuldt, começou com a apresentação da linha do tempo da empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s