“Mídias Sociais são uma oportunidade para toda empresa, não importa se é grande ou pequena”

1959563_786297131398715_205428013_n

Fernanda Wieser se formou no curso de Relações Públicas da Univali. É coordenadora de marketing digital na Círculo S/A, uma das maiores indústrias têxteis do país. Fomos até Gaspar/SC, sede da Círculo, para que ela pudesse compartilhar um pouco de sua experiência na gestão do marketing digital.

RP na Rede – Como surgiu seu interesse em trabalhar com mídias sociais?      Fernanda: Comecei a trabalhar ainda na faculdade, no setor de compras da Prefeitura em Gaspar, mas não tinha nada a ver com a área. Nove meses depois surgiu uma oportunidade na imprensa da prefeitura, lá virei diretora adjunta de comunicação. A prefeitura foi minha escola, lá aprendi muita coisa, desde cerimonial, eventos, até assessoria de imprensa. Como meu cargo era comissionado, saí após o término do mandato do prefeito. Depois disso, procurei emprego pela região de Gaspar, mas não consegui nada na área. Arranjei um emprego em uma malharia, trabalhando na parte administrativa. Após seis meses, me deparei com uma vaga de estágio de comunicação na Guepardo, uma empresa de material de aventura. Estagiei lá por 11 meses e aí fui contratada. Comecei como assistente de marketing e depois passei para analista de marketing. Trabalhei em Balneário, na Guepardo, até 2011, quando surgiu a oportunidade de integrar o marketing digital da Círculo, empresa de Gaspar pertencente ao mesmo grupo. Aqui, comecei como analista de marketing digital e há alguns meses passei para coordenadora de marketing digital.

RP na Rede – Quais os seus desafios no dia a dia?                                        Fernanda: A Círculo é uma empresa de 1.200 funcionários, é líder no mercado e tem 76 anos de idade. Ou seja, é uma empresa consideravelmente grande, com um público enorme. O maior desafio da minha equipe é dar todas as informações que são geradas em tempo real pro nosso consumidor, conhecer e nos aproximarmos dele cada vez mais e também atender todo mundo. Hoje todo trabalho de marketing digital é interno, nós não terceirizamos esse trabalho. Todo o atendimento e monitoramento são feitos na empresa.

RP na Rede – Como você vê o papel das mídias sociais nas empresas? Divulgação ou Relacionamento?                                                                    Fernanda: Eu vejo como relacionamento, embora aqui dentro ainda tenha muito “coloca lá na internet”, “divulga isso, divulga aquilo”. Eu não vejo dessa forma, mas sim como relacionamento. Pra divulgar nosso produto, utilizamos o ponto de venda, revista e, também, em alguns momentos sites e programas especiais pra isso. Tanto é que atualmente nossas consumidoras chegam a ligar para nós, sai do virtual e vem para o real. Elas enxergam a Círculo como uma amiga.

RP na Rede – Na empresa como realizam o monitoramento?          Fernanda:Utilizamos a Seekr para o monitoramento. A análise de relatórios e resultados é toda feita internamente. 

RP na Rede – Já enfrentaram alguma crise nas mídias sociais? Como vocês atuam em casos de crise?                                                                Fernanda: Tivemos há alguns meses um comecinho de uma crise que foi bem interessante. Em um domingo, ao meio dia, um horário que não estamos 100% ligados, fomos acusados de plágio por conta de um post em um blog que temos. O blog, chamado Ganhe Mais, é produzido por 7 colunistas e, de fato, depois de investigarmos, uma das colunistas havia utilizado um gráfico que não era de sua autoria, sem citar a fonte. Reconhecemos o erro, não apagamos nada, arrumamos o post, colocamos a fonte, nos pronunciamos pedindo desculpas e demos os devidos créditos. Naquela tarde de domingo e post gerou mais de 1000 comentários e, na segunda-feira, havíamos revertido a situação. Nossa conduta é a de ser transparente, não apagar nada e sempre responder, pois é a opinião da pessoa sendo expressa em relação ao produto. Salvo em casos onde alguém está ofendendo algum funcionário.

RP na Rede – Com base na sua experiência, que orientação você daria para as empresas e profissionais que vão trabalhar com  mídias sociais?        Fernanda: Eu vejo que a área já faz tempo está crescendo muito. É uma oportunidade para toda empresa, não importa se é pequena ou grande. Sei que tem muitas agências que fazem isso, mas quando você pode ter uma equipe interna pra pensar nas estratégias e produzir conteúdo, o trabalho fica diferente. Pois nada melhor nós estarmos respondendo a respeito de um produto que conhecemos, que está ao alcance de nossas mãos e que podemos pegar e ver caso aconteça algum problema. A agência não tem isso.

RP na Rede – Que case de sucesso que você esteve envolvida na Círculo você citaria?                                                                                                        Fernanda: Estamos com um projeto novo que lançamos no começo de Agosto, a TV Círculo, uma TV online. Desde que estou aqui estamos praticando muita pesquisa.  Vamos a eventos, a lojas de armarinho, tudo para conhecer nossos consumidores. Toda essa gama de informações que reunimos a respeito do nosso público, gerou a TV Círculo, pensada totalmente para nosso público alvo. Lá existe o canal de culinária, de moda, beleza e passo-a-passo. Lutamos muito para conseguir isso, muito pelo fato de que não é uma coisa que irá se reverter em vendas em curto prazo, mas sim em relacionamento com nosso público.

RP na Rede – O que você acredita que o mercado regional tem a oferecer para os acadêmicos que estão se formando?                                                      Fernanda: Em relação ao mercado regional, não irei dizer que existem 1000 oportunidades, porque não tem. Principalmente se você sair procurando emprego de Relações Públicas, tem gente que vai perguntar o que é. Nós ainda sofremos com isso. Mas eu penso que a oportunidade existe. É questão de a pessoa tentar mostrar cada vez mais o que ela pode fazer, e não simplesmente chegar pedindo emprego. Eu acho que o estágio é muito importante. Não dá pra ganhar dinheiro com ele, mas penso que todo sacrifício vale a pena, principalmente na nossa área.

RP na Rede – Qual a dica que você deixa para os futuros profissionais de RP?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s