Um século de muito aprendizado: Garra e determinação fazem a diferença

gegDois mil novecentos e oitenta é o número de profissionais de Relações Públicas registrados no Conselho Regional da profissão (CONRERP) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dois mil e quatorze, ano do centenário da profissão no Brasil.

Como ignorar o marco inicial de uma das atividades mais importantes do Mercado de comunicação? Em 1914 a empresa Canadense The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited criou o primeiro departamento de Relações Públicas no País. Daí em diante a profissão foi conquistando espaço e admiradores.

A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o conceito para a profissão:

“Relações Públicas é atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas que estejam ligadas a ela”.

Profissional atuante e responsável pelo viés comunicacional entre organização e público, o Relações Públicas luta todos os dias contra obstáculos. Em 100 anos muita coisa mudou várias histórias pra contar, diversos desafios a enfrentar. Empresas e entidades reconhecem o papel fundamental desse profissional e aprendem cada vez mais com seu seguinte trabalho.

Emiliana S. Campos Souza, coordenadora do curso de Relações Públicas da  Univali  tem orgulho em fazer parte dessa história.Um profissional renomado sua trajetória, vitória e conquistas precisam sim ser destacadas.

Emiliana também lembra que no começo, quando entrou na universidade, a profissão não tinha uma repercussão que tem hoje no mercado, e o leque de opções não era tão diversificado. Além disso, destaca a importância das multinacionais que mostraram para outras empresas a importância do profissional da área.

Aline Carlesso, egressa do curso relata sua experiência, sua escolhas e os desafios enfrentados no dia a dia da profissão. Pós graduanda em MBA em Marketing Estratégico, trabalha com eventos e assessoria imprensa de uma entidade sindical em Itapema. Aline conta que teve dúvidas no início, mas testes vocacionais e conversas   informais com  profissionais da área focaram ainda mais sua escolha. “Ser Relações Públicas é saber lidar com todas as adversidades dentro de  uma organização .    É   pensar minuciosamente em cada  decisão tomada, pois  ela poderá de alguma forma interferir na visão que o público te da organização. “Desafios existem e graças a eles podemos crescer a cada  dia”. Apaixonada pela profissão ela assinala que o bacharel em  Relações  Públicas tem  múltiplos caminhos a  seguir, basta  apenas escolher um   foco e  aperfeiçoar-se cada vez mais.

Letícia da Silva Balester, formada em Relações Públicas pela Unisinos / RS atua como assessora da Justa Trama, uma empresa do ramo têxtil que trabalha com um modelo de fabricação diferente dos meios tradicionais, o algodão orgânico.

“Completar 100 anos de existência é um marco importante para qualquer profissão, é um momento histórico e de muita responsabilidade” afirma Letícia. Ela diz que ser  Relações Públicas não é apenas trabalhar com comunicação,  engloba  muito mais, envolve relações, pessoas, além disso, pensar no bem coletivo é essencial e traz um diferencial para o profissional.

RP Univali

Em Santa Catarina a primeira universidade a adotar o curso de Relações Públicas foi a Univali, em 1997 Em meio a diversos desafios, a graduação pouco conhecida na época mostrou sua capacidade e sua a importância no mercado. O curso completou 15 anos em 2012.

A comemoração com acadêmicos, egressos e professores nessa data não poderia ficar de fora. Um bate papo com profissionais da área, trouxe aos acadêmicos do curso a possibilidade de conhecer e vivenciar o mundo das Relações Públicas. Além  disso,  professores e egressos falaram sobre as dificuldades do mercado profissional, as barreiras, vitórias  e conquistas. Ao final do evento, todos se reuniram e juntos comemoraram os 15 anos do curso.

Texto: Daniel Klann, Acadêmico de Relações Públicas (6º P.).                                     Foto: Divulgação / Laboratório de Fotografia Univali

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s