Artigo científico – Patrícia Ventura

479764_451678488211567_758192805_n

Entrevista com Patrícia Ventura

1- Qual o tema do seu artigo científico?

O processo de avaliação e mensuração das ações de comunicação interna.

2- Foi utilizada a técnica de estudo de caso? Em qual empresa?

Sim foi um estudo de caso de uma multinacional brasileira de grande porte.

3- Qual o motivo da escolha desse tema?

Eu me identifico muito com a área de comunicação interna, e o processo de avaliação e mensuração é uma das novas exigências do mercado, que busca resultados parametrizados do investimento na área de comunicação. Outro ponto, é a deficiência do mercado em profissionais especializados nesse processo, e também a escassez das obras publicadas sobre o tema. O profissional que obtiver conhecimento em avaliação e mensuração da comunicação demonstrará às organizações o valor estratégico de Relações Públicas, trazendo a tona resultados tangíveis(financeiros) e intangíveis (valores, reputação, clima favorável, imagem, etc.).

4- Como foi o atendimento da empresa durante a pesquisa de campo?

Se prontificaram a me ajudar, porém tive muita dificuldade para obter as respostas necessárias para a construção do estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram: questionário via e-mail, entrevista por telefone, levantamento bibliográfico, documental e virtual.

5- Quais as maiores dificuldades na construção do artigo?

A maior dificuldade foi conseguir obter respostas amplas da empresa e a escassez de obras retratando o processo de avaliação e mensuração.

6- Quais as contribuições para o campo acadêmico?

Para o campo acadêmico, esse artigo permite abranger o conhecimento das técnicas existentes de avaliação e mensuração, elevando o conhecimento dos futuros profissionais da área.

7- Quais as contribuições para o mercado?

A contribuição desse estudo para a mercado da comunicação é apresentar a perspectiva de que a comunicação é uma área estratégica que possibilita as empresas resultados tangíveis e intangíveis. Cabe ao profissional da comunicação demonstrar e efetivar essa visão através dos métodos de avaliação e mensuração. A comunicação não pode se reduzir ao nível meramente operacional e sim demonstrar ser uma função estratégica.

8- Em sua opinião o que poderia ter saído melhor na construção do seu artigo?

Poderia ter melhorado o meu relatório de pesquisa. Mas fica como experiência de contato e aprendizado ter retratado, mesmo que tenha sido com pouca abrangência, uma organização multinacional de grande porte.

Acadêmico: Ruam Melro 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s