Artigo Científico – Emanuelle Baptista de Freitas

 

Emanuelle

1- Qual o tema do seu Artigo Científico?

O Impacto dos projetos experimentais do curso de Relações Públicas nas Empresas Conveniadas.

2-Por que escolheu o tema “projeto experimental” para a realização do Artigo Científico?

O tema foi escolhido por três motivos principais: Desde o início da faculdade nos preocupamos com o mercado de trabalho e a forma como as empresas entendem a profissão, desta forma, analisar os estágios possibilita conhecer como está a nossa imagem nas empresas e se os objetivos propostos estao sendo alcançados. Segundo conhecer a percepção dos alunos, e como vivenciaram esta etapa, é importante saber quais foram as conquistas e dificuldades para que os próximos projetos possam ser planejados. E para a acadêmia, pretende contribuir para um diagnóstico dos pontos positivos e negativos nos ultimos quatro anos, correspondentes aos egressos formados na matriz 03 (2008 – 2012).

3- Qual foi o objetivo principal do seu estudo?

O principal objetivo do estudo além de analisar os impactos obtidos nos projetos experimentais de Relações Públicas nas empresas conveniadas da Univali e a percepção dos acadêmicos formados na matriz 03, foi conhecer a realidade dos projetos experimentais realizados, será que estamos alcançando os objetivos propostos? Será que as empresas dão continuidade para os projetos? Eles fazem diferença e causam impactos positivos nas empresas receptoras? Sabe-se que através dos projetos experimentais a profissão pode ser apresentada ao mercado. E é uma realidade o fato de que a maioria das empresas não conhecem verdadeiramente a natureza e as capacidades do profissional de Relações Públicas, lógico que muitos avanços já foram alcançados ao longo dos anos, mas ainda há muito o que ser trabalhado. E é nos estágios que as informações podem ser trabalhadas e os acadêmicos através de cada plano apresentado têm a responsabilidade de levar informação e comprovar tecnicamente que a profissão é importante, estratégica e um grande diferencial competitivo para as instituições.

4- Qual a metodologia de pesquisa utilizada para atingir os objetivos propostos?

Em relação aos objetivos propostos foi realizado um estudo descritivo. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa e buscou analisar e também quantificar a opinião das empresas e dos egressos. Foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e virtual para a obtenção de dados importantes sobre o histórico das Relações Públicas principalmente através de artigos de profissionais da área, e informações sobre a cronologia e as análises do ensino na área. Enviamos questionários semiestruturados aos egressos de relações públicas da matriz 03 (2008-2012/01) e as instituições receptoras de estágio.

 5- Quais foram os principais resultados obtidos com a pesquisa?

Um dos principais resultados obtidos foi confirmar que o projeto é capaz de levar informação e é um momento importante para desmistificar a profissão e o profissional de Relações Públicas. Com as respostas obtidas podemos perceber que as empresas conhecem pouco sobre as técnicas de RP e que através do estágio o acadêmico tem a oportunidade de demonstrar na prática todo o seu potencial. Destacou-se também o fato de que os projetos experimentais realizados nos ultimos anos obtiveram nas empresas resultados de curto prazo, estando evidentes apenas durante o período do estágio. Outro resultado importante é que muitos fatores podem influenciar na qualidade dos projetos desenvolvidos, (Empresa – Universidade – Acadêmico) mas a principal a ser considera é a responsabilidade do aluno, primeiro na escolha de uma empresa adequeda aos seus objetivos, disposta a receber o estágio, que valorize a comunicação ou que tenha a vontade de conhecer, se não o aluno não consegue desenvolver bem o plano de comunicação. E ainda mais importante o conhecimento que o acadêmico tem sobre a profissão e a qualidade técnica dos projetos que realiza nas empresas, é o momento de se “apresentar” e conquistar o espaço dos Relações Públicas no mercado de trabalho.

6- Qual foi a maior dificuldade encontrada durante a realização do Artigo Científico?

A maior dificuldade foi à obtenção de respostas das empresas por dois motivos: os emails foram coletados dos planos arquivados, não estão atualizados em um sistema. E também o fato de que as empresas não participaram da maneira desejada, obtvemos poucas respostas das instuições.

7- Por fim, qual a contribuição da pesquisa como acadêmica ou profissional da área de Relações Públicas?

A principal contribuição foi conhecer a percepção que o mercado tem da nossa profissão e saber que com infomação, planejamento e demonstrando um caráter estratégico, podemos desmistificar a área e conquistar o nosso espaço. Uma vez que, o projeto experimental é uma fase muito importante e possibilita o crescimento profissional do aluno e o aperfeiçoamento das técnicas de relações públicas, através do contato com o mercado de trabalho. É estabelecendo parcerias com as empresas e desenvolvendo bons projetos experimentais que a profissão começará a ser compreendida e valorizada.

 

Por Anelise Passos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s