Artigo científico – Anelise Passos

Foto Anelise

1- Qual o tema do seu Artigo Científico?

RELAÇÕES PÚBLICAS E BRANDING: Um estudo das abordagens teóricas de Relações Públicas utilizadas nos artigos que contemplam a temática de Branding publicados na Intercom no século XXI.

 2- O que siginifica o termo branding?

O processo de branding pode ser definido como o ato de gerir/administrar a marca (brand) de uma empresa. É o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado, com práticas e técnicas executadas por profissionais especializados na área (como publicidade, design, relações públicas, marketing e administração) que visam desenvolver positivamente a reputação de marcas, produtos e serviços e alinhá-las com os objetivos organizacionais e o público almejado.

3- Por que a escolha do assunto?

Porque além de ser uma área de interesse acadêmico, a pesquisa contribui para o entendimento sobre branding e as atividades das Relações Públicas. Assim, é possível ampliar a discussão sobre o papel das RRPP na gestão das marcas e reivindicar um tratamento mais adequado e claro nas publicações sobre o tema.

4- Qual foi o objetivo principal?

Foi o de analisar as abordagens teóricas de Relações Públicas utilizadas nos artigos publicados na Intercom no século XXI que contemplam a temática de branding.

5- Qual foi a metodologia de pesquisa?

Pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e em outras fontes como a internet. Foram analisados os Artigos Científicos que continham a temática Relações Públicas e Branding publicados no site da Intercom. Após, foram criadas categorias para a análise no que tange os enfoques teóricos de Relações Públicas utilizados, as definições e autores de Relações Públicas apresentados entre outras selecionadas a partir de uma leitura detalhada de cada publicação.

6- Quais foram os principais resultados obtidos com a pesquisa?

Durante a pesquisa ficou comprovado que a utilização de técnicas de Relações Públicas são constantemente requeridas ao analisar o processo de branding, uma vez que a imagem institucional agrega um valor inestimável à marca e garante o seu sucesso e longevidade. Entretanto, ainda existem poucas publicações sobre os assuntos relacionados. A maioria das publicações que abordam o tema branding trata a atividade de Relações Públicas de forma reduzida e relacionada ao marketing, o que contribui para a falta de informação que muitos leitores dessas publicações têm sobre a atividade.

 7- Qual foi a maior dificuldade encontrada?

O número reduzido de publicações sobre o branding e relações públicas publicados na Intercom. De 2000 a 2012, apenas cinco artigos científicos sobre o tema foram encontrados no site, o que pode ter limitado a pesquisa.

8- Qual a contribuição da pesquisa?

As atividades de Relações Públicas tem um foco bem definido no relacionamento, e sua função vai sempre agregar valor positivo à marca. O profissional não precisa estar trabalhando em um setor específico de branding, mas, com as ações que desenvolve, é possível criar valor a marca e desenvolver estrategicamente sobre essa área das empresas. Para a uma marca ser forte e diferenciada, ela precisa estar posicionada de forma que os consumidores relacionem a marca com sua identidade, que remetem a atributos positivos e criem vantagens sobre a mesma. Assim, as RRPP provam sua capacidade de atuar na construção e geração de marcas nas organizações em geral.

 

Acadêmica: Vanessa Fridrich

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