O meio eletrônico mais antigo do Brasil. O papel dos RP’s no rádio.

O rádio pisou pela primeira vez em solo brasileiro em setembro de 1922, na cidade do Reio Janeiro. Na ocasião comemorava-se os 100 anos de independência de Portugal com diversos eventos oficiais, entre eles uma exposição que trazia ao território nacional, aparelhos e instrumentos da tecnologia da radiodifusão, já difundido consideravelmente no USA.

No palco do conceituado Teatro Municipal ocorreu a primeira transmissão experimental do no invento. Nessa ocasião ouviu a voz do então presidente, Epitácio Pessoa, declamando as vantagens daquela nova tecnologia.

O mais sazonal dos meios eletrônicos brasileiros completa nove décadas de existência tendo como trunfo os próprios frutos de seus longos anos de experiência. Afinal, o rádio assistiu ao surgimento – e, em alguns casos, até ao declínio de diversos outros meios de comunicação.

O meio que, historicamente, já provou sua força, entra no momento de provar que tem flexibilidade e capacidade de rever sua função, tecnologia e, até mesmo, a sua concepção.

Atualmente a comunicação migra para meios mais tecnológicos, como as mídias socias, porém o rádio ainda tem um valor e um papel expressivo na comunicação.

Quem arriscaria, por exemplo, que existe  RP’s no rádio?!

Pensando nessa flexibilidade do rádio, os RP’s vem inúmeras possibilidades de atuação e lucratividade. O rádio deixou de ser apenas um aparelho que transmite informações, hoje é visto como uma empresa, que agregar outras ferramentas como eventos, marketing, merchandising, promoções de vendas e campanhas institucionais para uma comunicação eficaz.

A atuação do profissional de RP’s no rádio independe do perfil da empresa,  a rádio possui pilares importantes, como programação, promoção e pessoas e nada mais adequada que um profissional formado com foco em relacionamento.

 

Melissa França, Mariana Iunes. Acadêmicas do 6º período do curso de Relações Públicas da UNIVALI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s