Sustentabilidade se faz de dentro para fora

Ser sustentável. Essa tem sido a busca de muitas empresas interessadas em manter-se atualizadas com as expectativas do mercado sobre as organizações modernas. Fornecedores, fabricantes, clientes, todos estão cada vez mais se importando com o conceito de sustentabilidade. Essa exigência tem feito que muitas empresas estudem e apliquem ações relacionadas à sustentabilidade. Isso é bom; ruim é saber que a maioria dessas ações acontecem apenas para satisfazer o público externo.

Sutentabilidade tem de começar por dentro

As ações sustentáveis que são mostradas na mídia são ótimas e faze-nos crer que ainda há esperança para que os negócios sejam cada vez mais ligados à sustentabilidade. A preferência para esse tipo de ação é a publicidade gerada para a empresa. É ótimo para elevar seu conceito dentro da sociedade, mas a empresa não pode esquecer ou desmerecer seu público interno, pois sustentabilidade nas empresas, de verdade, engloba tudo: cliente externo e interno.

O cliente interno não deve somente ser engajado à participar das ações sustentáveis da empresa para “sair bem na foto” e promover a organização. Isso é importante, mas é mais importante ainda manter ações e atitudes internas que visem realmente tornar a empresa um ser sustentável. Diminuir o consumo de energia e de material de expediente é bom para a natureza (melhor ainda para o caixa da empresa), mas a parte social, fundamental nas empresas que cultivam sustentabilidade, deve ser aplicada nos funcionários. Fazem parte das ações de sustentabilidade interna:

  • Programas de cargos e carreiras;
  • Programas relacionados à saúde (emagrecimento e combate ao sedentarismo, combate ao álcool, fumo e outras drogas e vícios);
  • Ações para melhoria da relação do empregado com a sociedade (incentivo ao voluntariado, mediação de relações familiares, assistência para educação dos filhos).

Além disso, a integração entre as pessoas que fazem parte da empresa deve ser estimulada constantemente. Independente de cargos, funções ou qualquer empecilho hierárquico, uma empresa que respira sustentabilidade tem funcionários que gostam de conviver uns com os outros e aproveitar essa sinergia.

Aplique sustentabilidade na sua empresa, começando de dentro e aos poucos aflorando para o mundo!

Autor: Gabriel Galvão
Fonte: www.pontomarketing.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s