Redes sociais usadas na manutenção da imagem empresarial

Por Cleyton Torres

 Antes mesmo de serem ótimas vitrines de vendas para contato direto com o consumidor ou uma espécie de SAC que funciona, as redes sociais são ótimas ferramentas para serem trabalhadas na manutenção da imagem de uma marca perante seu público visível, ou seja, usuários desses meios que podem virar consumidores. Um público não é mais o seu alvo apenas, é aquele até onde sua empresa pode chegar.

Aliás, se a sua empresa está ou não oficialmente nas redes e mídias sociais pouca importa, pois ela já é tratada e falada por muitos, quando não por milhares. Uma empresa de grande notoriedade que peca em demorar a investir nesses meios é uma empresa facilmente expostas a arranhões por parte de consumidores insatisfeitos. E na web 2.0 eles estão em toda parte, acredite.

 Ora, nenhuma empresa está isenta totalmente. Há pessoas que acham defeitos em carros de mais de 600 mil reais, o que dirá de uma companhia que oferece serviços por um valor bem menor. Aliás, a diferença entre um produto físico de altíssimo valor e um serviço é ainda mais evidente, já que no primeiro caso o consumidor pode reclamar da qualidade do produto ou, no mais, do atendimento da empresa. No segundo caso o cliente irá reclamar estritamente do serviço prestado, já que isso envolve diretamente a ação de pessoas.

 Usar as redes sociais para contornar crises, problemas ou dificuldades sazonais não é um diferencial, é obrigação. Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, ficar com a velha opinião formada sobre o público-alvo já não é um bom negócio. O consumidor, através das redes sociais, é aquele localizado em qualquer lugar, inserido em qualquer cultura e classe social. O consumidor não é mais seu público-alvo; ele é até onde sua empresa pode ir para alcançá-lo.

 Por isso, realizar manutenções da imagem empresarial no meio digital é uma tarefa mais do que necessária. Os clientes consolidados assim como os que irão aparecer provavelmente procurarão informações sobre sua empresa nas redes sociais, assim como irão procurar opiniões e comentários de outros consumidores. Se a sua empresa não estiver lá para ampará-los, outros o farão. E, muitas vezes pode ser até o seu próprio concorrente em pele de cordeiro.

Fonte: http://www.pontomarketing.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s