Planejamento Estratégico

Onde sua empresa estará daqui a cinco anos? Como você e sua equipe de colaboradores irão construir o caminho que leve a este objetivo? Quais serão os indicadores que poderão lhe dizer se vocês estão no caminho certo ou não? Estas são algumas perguntas que o Planejamento Estratégico visa responder.

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker)

Não queremos aqui definir o que é um planejamento estratégico.

O que pretendemos é de forma breve, ilustrar como construímos o planejamento para o futuro de uma empresa que pretende traçar seu próprio caminho, direcionando conscientemente quais serão os passos que os levarão a um futuro próspero, com solidez e perenidade.

 Para que o planejamento possa ser eficiente e torne-se algo real e presente no dia a dia da empresa, ele tem que estar alinhado com a Visão, a Missão e os Valores da empresa, que precisam estar muito bem definidos e que de forma clara, tragam respostas às seguintes questões:

  1. Quem somos nós e para que existimos?
  2. Qual é o nosso objetivo? Onde queremos chegar?
  3. E por fim, como chegaremos lá? Quais são os princípios éticos que norteiam nossa atuação?

Tendo isso claro, podemos começar o processo de Planejamento Estratégico, visando como produto final:

  • Organizar as principais estratégias do negócio em uma única página (incluindo Balanced Scorecard e Agenda Gerencial para o ano), concentrando o foco da organização nas questões mais relevantes, definidas em poucos indicadores que traduzam o sucesso da estratégia.
  • Suportar as áreas para construir uma direção departamental alinhada à estratégia do negócio (incluindo respectivos Indicadores de Desempenho) e gerar uma agenda gerencial que efetivamente suporte a direção estratégica.
  • Mapear, desenvolver e entregar um conjunto de competências de liderança atreladas ao ‘OPS’ e que servirão como base para desenvolvimento das lideranças nos próximos anos, além de no momento atual identificar quem são as pessoas que poderão provocar as mudanças necessárias.

Fonte: http://www.administradores.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s