7 dicas para você conquistar de vez o cliente nas redes sociais

Conquistar o cliente nas redes sociais é uma das tarefas mais difíceis e fáceis ao mesmo tempo. Atitudes simples, porém embasadas com certo nível de profissionalismo, não fazem mal a ninguém. Conquistar o consumidor nesses meios requer uma exposição sempre aberta para um diálogo, seja nos momentos ruins ou bons. 
Estratégias direcionais e focadas são essenciais no ganho da confiança e da atenção dos consumidores nas redes sociais. Não saia atirando flechas para todos os lados no intuito de acerta alguém no escuro. Mire, planeja e execute tudo com muita cautela. Abaixo seguem 7 dicas simples para ajudar sua empresa na conquista desse cliente: 
  1. Responda a seus clientes: essa é uma das coisas mais importantes a serem feitas, pois se o cliente está perguntando, obviamente ele está interessado. Não responder às suas dúvidas é correr o risco de perder a sua confiança e, logicamente, criar um ambiente negativo;
  2. Recompense seu cliente fiel: aquele consumidor mais engajado pode e deve recebe uma atenção mais especial. Ofereça algum desconto ou inclua-o em alguma lista de beneficiários de alguma ação não rotineira. Conquiste-o cada vez mais;
  3. Agradeça seu cliente: muitos consumidores – e isso também vale para leitores – contribuem com dicas e observações muitas vezes bem pertinentes. Agradeça publicamente esse consumidor, nem que seja apenas um erro gramatical que você cometeu e ele lhe avisou;
  4. Crie eventos e convide seus clientes: selecione, seja através de promoções ou concursos, aqueles consumidores mais engajados e lhes ofereça um encontro, um jantar ou até mesmo uma rodada de palestras em um estilo informal, onde sua empresa poderá, até mesmo, aproveitar tal ocasião para lanças novos produtos; 
  5. Desculpe-se publicamente: caso cometa algum erro, simples ou grave, desculpe-se publicamente. Tomando atitudes simples sua empresa passa certa credibilidade e transparência, pois assume que por trás das redes sociais da companhia existem pessoas trabalhando, e não robôs sem vida; 
  6. Coloque o feedback em prática: todo feedback recebido via consumidores deve ser analisado. Caso a resposta seja negativa, use-a para melhorar aquele determinado ponto citado pelo cliente. Caso a resposta seja positiva, use-a para melhorar ainda mais seus serviços;
  7. Seja o mais social possível: nas redes e mídias sociais a dica mais importante de todas também é a mais lógica. Ser social em um ambiente social não é diferencial, é lição de casa, mas isso deve ser feito de maneira espontânea e não com um ar de obrigação.
Por Cleyton Carlos Torres. Artigo inspirado no Ask Aaron Lee, que se inspirou aqui.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s