Monitoramento de redes sociais: #comofazer?

Como já sabemos, as redes sociais vêm crescendo a cada dia que passa. Elas são um fenômeno que não pode ser deixado de lado no planejamento de marketing de pequenas, médias e grandes empresas e, principalmente, no momento de se comunicar com o mercado. No cenário atual do mundo digital, temos observado que muitas empresas ainda estão distantes de seus consumidores, pois não estão interagindo com eles. Algumas já estão inseridas nesse meio, porém outras não.

É tarefa da empresa saber e entender o que está acontecendo neste cenário para poder agir de forma preventiva e corretiva. Para isso, ela não deve apenas estar presente nas mídias sociais, deve ser ativa! A atuação tem que buscar uma forma que a empresa possa criar sua própria imagem e gerenciar crises antes que eles tomem contornos virais na internet. O monitoramento das redes sociais é uma ferramenta fundamental na estratégia de marketing e vendas. As empresas não podem ficar sem saber como está a imagem dela na internet e o que está acontecendo.

Mas, por que as empresas devem fazer monitoramento?

O monitoramento pode ser utilizado para ouvir (saber o que estão falando da marca, onde estão falando ou qual a influência de quem está falando), interagir (dar suporte a dúvidas dos consumidores, conversar e estar presente onde eles estão) e analisar (tomar decisões com base nas pesquisas, acompanhar as tendências do mercado e conhecer os hábitos e as necessidades dos consumidores). É muito importante que se tenha um objetivo definido quando for fazer o monitoramento! Sabendo seu objetivo a empresa sabe qual o tipo de monitoramento adotará, se será um monitoramento da sua marca ou produtos, da concorrência ou do mercado.

6 dicas de #comofazer o monitoramento

Saber as ferramentas de search existentes: saber onde procurar é essencial para o monitoramento. Por isso, colocarei abaixo os endereços dos searchs das principais redes sociais. A empresa também pode optar por utilizar ferramentas de monitoramento. Veja aqui um artigo com 8 ferramentas de monitoramento de mídias sociais e aqui mais 4 motivos para se realizar o monitoramento desses meios.

 

Entender a lógica de buscas: entender como funcionam os operadores para otimizar as buscas. Para esse passo recomendo que leiam um artigo especialmente feito para explicar os operadores.

Levantamento das palavras-chave: listar as principais palavras que serão utilizadas no monitoramento. Elas podem ser palavras institucionais, produtos, palavras de concorrentes, palavras de mercado e palavras gerais relacionadas a marca.

Refinamento das palavras-chave: depois de fazer um levantamento das palavras, é interessante refinar essa lista que, normalmente, é muito extensa. Para isso a empresa pode buscar as variações das palavras-chave relevantes, os resultados de erros de digitação e as pronúncias ambíguas ou pseudônimos.

Montagem das buscas: utilizar as regras dos operadores nas buscas que serão feitas em cada rede social. É muito importante entender como funciona a lógica de cada rede social e de cada operador para saber qual palavra-chave pode ser usada na mesma busca que outra e qual não pode. Depois é necessário testá-las em cada rede social para saber se as regras criadas estão corretas.

Definição da classificação e das tags: classificar é dizer se um comentário é positivo, negativo ou neutro, classificar todos os postos ou uma amostra, quando ele será positivo, negativo ou neutro. Tagueamento são as palavras utilizadas para classificar as citações (quais serão as tags utilizadas? Qual o critério?).

Escrevendo isso tudo na forma de um fluxograma, temos o seguinte:

 

  

Aproveitem as dicas!

Por Vinícius Pinto, administrador pelo SENAI/CETIQT, estuda e pesquisa marketing, redes e mídias sociais. Tem um blog sobre o tema. @vini_pinto

 Fonte:  http://www.blogmidia8.com/

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