O consumidor e as redes sociais: mais ação, menos mimimi

Redes sociais são canais de expressão da sociedade atual, seja para manifestar alegrias, seja para reclamar do que a está incomodando. Ultimamente o preço alto dos combustíveis foi a bola da vez. Muitas mensagens nas redes sociais mostraram que as pessoas acham um absurdo o preço estar em tal patamar. Ação, que é bom e muda o mundo, é coisa rara.

Usar os recursos de comunicação digital para manifestar a indignação é fácil, acessível e válido. Porém, uma coisa é ficar de mimimi no Twitter falando da alta da gasolina e outra coisa é fazer algo que afete os postos de combustíveis, que por sua vez reclamariam com as autoridades competentes num peso político e lobista bem maior, aumentando as chances de algo de bom acontecer. No entanto, como, mesmo se tratando de redes sociais, o quesito egoísmo pesa nesse ambiente, as manifestações não passam da primeira marcha. “Indignação é uma mosca sem asas; não ultrapassa a janela de nossas casas“, como bem disseram Samuel Rosa e Chico Amaral.

O mais interessante disso é que existem exemplos mundialmente conhecidos que poderiam servir de modelo para mudança desse cenário. Em muitos países de 1º mundo pessoas que fazem o mesmo roteiro diariamente juntam-se em grupos de 5 e revesam os carros durante a semana, cada um dando carona ao restante em cada dia. Ao invés de 5 carros saírem cada um com 1 pessoa no volante, apenas 1 carro é usado por vez. Fazer algo assim daria um pequeno soco no baço dos donos de postos. Uma ação dessa combinada com outras como ir trabalhar uma vez na semana de bicicleta aumentaria a pressão sobre os postos. Não são coisas difíceis de se elaborar, até pelo fato de não serem inéditas. O que falta é o bom uso das redes sociais para unir as pessoas, e não apenas para expor anseios individualistas.

Mais ação e menos mimimi e as redes sociais conseguem fazer pequenas grandes revoluções.

Por:  Gabriel Galvão

Fonte:  http://www.pontomarketing.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s