A diferença entre Comunicação Interna x Endomarketing

Por @rprodrigo,

“Em CI a ideia é de engajamento por auto-convencimento, ou seja, depois das pessoas serem atingidas por informação e de ser promovido diálogo entre organização e funcionários, a própria equipe analisa e pode entender que deva agir de determinada maneira, aderir a certa campanha, mudar algum comportamento – sem que isto tudo venha a criar algum constrangimento, irritação, boicote. Neste processo, o efeito da mudança ou do engajamento é de longo prazo, porque cada um opta racionalmente por determinado caminho.

Em endomarketing, o conceito é de marketing, portanto de persuasão, de apresentação de seduções que busquem a adesão do alvo, de negociação de troca. Em geral, este tipo de envolvimento é efêmero, porque sustentado na proposição de alguma vantagem para mudar de atitude, que acaba não tendo sustentação ao longo do tempo. A pessoa, caso altere seu procedimento, não o faz por essência, mas pela oportunidade.

Tentando explicar por exemplo: pense num setor de comunicação de empresa que busque promover uma ação de voluntariado:

1) COMUNICAÇÃO INTERNA

Os funcionários são convidados, explica-se a questão social embutida, alguns mobilizam-se, a ação voluntária acontece. Os participantes vêem a pertinência da atividade (tipo uma reforma numa creche) e conversam sobre isto durante longo tempo, inclusive com os colegas não-participantes. Os canais internos de comunicação vão retratar – fotos, vídeos, depoimentos – dos funcionários-voluntários e das crianças beneficiadas, de seus pais, dos professores da creche. No ano seguinte, há nova atividade. Os mobilizados/sensibilizados voltam, e novos colegas participam;

2) ENDOMARKETING

Os funcionários são convidados, explica-se a questão social embutida, oferece-se que todos que participarem vão ganhar um bônus financeiro ou uma folga de serviço no futuro, a ação voluntária acontece. No ano seguinte, há nova atividade. Quem não participou por consciência (que é mais duradoura), vai perguntar “o que eu ganho com isto este ano?”.

Como resultado – ou seja, a reforma da creche – pode acontecer da mesma maneira nos dois casos. A comunidade é beneficiada nos dois casos. Mas o efeito social interno (eventuamente transformador) é alcançado somente no primeiro caso: eu participo porque acho importante, eu me sinto convencido a participar porque vejo relevância ou vejo retorno efetivo do trabalho dos meus colegas, eu estou junto porque quero fazer alguma coisa pelo coletivo”.

Fonte: http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/

Anúncios

Uma resposta em “A diferença entre Comunicação Interna x Endomarketing

  1. Relevante fazer essa diferença que contaminou alguns profissionais de comunicação desavisados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s