Redes Sociais é frescura!

Em plena era do marketing 3.0, muitas empresas ainda vivem na era no marketing voltado para o produto. E são essas empresas, ou seus gestores, que adotam uma postura conservadora em relação às novas mídias e nas novas maneiras de relacionar com as pessoas. Ora, se o foco desses empresários é no lucro, para que eles irão se preocupar com os consumidores, com as pessoas? Isso é frescura! Eu já ouvi de alguns homens, responsáveis por empresas de pequeno a grande porte, que não valorizam o relacionamento com o cliente, porque os seus 20, 30, 50 anos de experiência é o suficiente para saber o que o consumidor deseja.

Parece coisa de outro mundo? Que nada! Tem um desses empresários logo alí, bem próximo de qualquer um de nós. Por isso que cabe a cada profissional da área de marketing, ou de gestão, ou de comunicação, prestar um relevante serviço na educação desses empresários, mostrar a importância de canais que possam gerir bons relacionamentos com os clientes, e que as redes sociais, tão comentadas por tantos veículos de comunicação, é um pequeno passo para a construção de uma imagem de corporação que se preocupa nas necessidades e nos desejos dos consumidores, e que quer ouvir, solucionar problemas e, principalmente, se antecipar as novas tendências de mercado.

A era das Redes Sociais é tão somente uma forma das empresas de se relacionarem com os consumidores, é um canal de fácil acesso, com linguagem simples e de uma riqueza de resultados, a curto prazo, que não pode ser ignorado. A sua execução necessita de bons profissionais, que entendam de comportamento do consumidor, que conheça as ferramentas de comunicação de marketing, tem que ser uma pessoa que tenha iniciativa, que saiba se comunicar, pois são características tão importantes para cuidar de um ativo fundamental de uma instituição: o cliente.

A nova geração, a geração @, precisa ser o alvo das atenções das empresas, já são os novos consumidores, com perfis, necessidade e desejos totalmente diferentes dos atuais compradores. Entretanto, não basta apenas acompanhar os velhos clientes, mas os novos precisam ser alvo de estudos e acompanhamento, pois são eles que exigem uma maior participação da empresa na vida deles, para isso, as ferramentas de marketing de relacionamento são essenciais na construção de uma relação duradoura e fiel. Portanto, redes sociais não é frescura!

Escrito por Clécio Martins
Analista e Professor na área de Marketing.

Fonte: http://www.midiatismo.com.br

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