Parcerias entre marcas agregam valor a produtos

Nike, Kopenhagen, Ambev, Havana, Giuliana Flores e Piraquê são cases na estratégia

Rio de Janeiro – As marcas investem cada vez mais em parcerias que ajudam sua estratégia de marketing. O objetivo é dar à empresa uma visibilidade que ainda não tinha, atingindo públicos diferentes. Essa união agrega valor aos produtos, tornando-os mais atraentes para o consumidor. Entre as empresas que investem neste tipo de ação estão Kopenhagen, Havana e Ambev, que se associam a outras marcas para ampliar o número de consumidores que são impactados por suas iniciativas.

O planejamento de uma parceria leva em consideração fatores de mercado para que a estratégia seja elaborada. O momento das marcas e como são vistas pelo consumidor influenciam diretamente nesta etapa. O estudo é realizado com base nas necessidades da empresa e traça as oportunidades para que chegue ao seu objetivo. Depois, é hora de procurar uma marca parceria.

A união também representa uma economia para as marcas. Com as parcerias, é possível atingir novos consumidores sem gastar muito. Além disso, investir nesta atividade é mais rápido do que passar por todo o processo feito para impactar um cliente diferente. “Uma marca aproveita o que a outra tem de melhor para vender o seu produto”, conta Tatiana Oliva, sócia-diretora da agência Cross Networking, especialista em promover parcerias.

Consumidor procura diferencial

Uma empresa que foca neste tipo de ação é a Giuliana Flores, que vende kits compostos por arranjos de flores e presentes. Entre os parceiros da loja virtual estão marcas como Kopenhagen, Amor aos Pedaços e Havana. “Nós sabemos que o público da loja online é mais exigente do que o da loja física, que está limitado a um determinado espaço. No site, o consumidor busca produtos agregados e a flor entra como um arremate final”, explica Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores.

A plataforma conta com uma média de 10 mil acessos ao dia, tornando-se uma vitrine interessante também para as demais empresas. Os clientes podem ainda dizer o que mais buscam para incrementar os kits que compram. Ao fim de uma compra, o internauta é convidado a sugerir algo que não tenha encontrado. “Apartir dessa ferramenta, direcionamos nossos trabalhos para determinada demanda”, diz o executivo.

A empresa está sempre em busca de novas parcerias para incrementar cada vez mais seus produtos. Entre os processos em andamento está a união com marcas de cosméticos e bebidas. Este tipo de ação visa agregar valor aos kits, que representam 70% das vendas da Giuliana Flores. “Vender somente a flor é mais vantajoso financeiramente, mas o cliente procura por este diferencial”, ressalta o gerente de marketing.

Exemplos de sucesso

Entre os cases conduzidos pela agência Cross Networking está o da Piraquê, marca de biscoitos caricoca que é parceira da Ambev em diferentes projetos. Um deles é realizado há dois anos, no camarote da Brahma no Carnaval. Os biscoitos são servidos em um espaço chamado “Boteco Bohemia” e também têm sua marca promovida nas bolachas de chopp, por meio da frase “choppinho Brahma com presuntinho: uma combinação perfeita”.

Outro exemplo é a parceria entre o músico Carlinhos Brown e a Nike. Em 2010, a marca esportiva pegou carona na força e na popularidade do músico para lançar a camisa da seleção brasileira. A ideia era realizar uma ação de forma diferenciada para que a Nike se aproximasse das características do Brasil. Com essa união, outras marcas decidiram patrocinar o bloco de Carnaval do cantor, que também acabou se beneficiando, tendo seu nome associado às empresas.

A Cross Networking foca no mercado de parcerias e acredita que elas sempre existiram. “Sempre foi uma demanda do mercado, vimos a oportunidade nesta área a investimos. Oferecemos projetos aos nossos clientes e pensamos em todos os benefícios, oportunidades. Temos uma visão 360°”, diz Tatiana.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s