Afinal, que habilitação é a mais apta a lidar com as mídias sociais corporativas?

A fim de entendermos que habilitações de comunicação social e afins são mais reconhecidas como as mais aptas a lidar com as mídias sociais corporativas por alguns usuários de mídias sociais, realizamos uma sondagem de opinião com tais representantes, entre os dias 03 a 10 de Março de 2011, via questionário on-line disponível no Twitter (<http://twitter.com/carolterra/status/43674597849182208>) e Facebook (<http://www.facebook.com/carolinaterra/posts/101656213249599>) da pesquisadora. A chamada para a resposta da sondagem contou ainda com réplicas no Twitter e diversos comentários no Facebook. Obtivemos, ao todo, 137 respostas.

 Análise e discussão dos resultados

Iniciamos o inquérito questionando qual seria a finalidade maior de um perfil corporativo de mídias sociais: relacionamento teve grande destaque com 79% das preferências, seguido por diálogo (12%); divulgação de notícias, lançamentos, promoções etc. (5%); e reclamações, sugestões e críticas (1%). O item outros, com 3% das respostas, apontou também questões de estratégia para a empresa e todas as alternativas anteriores.

Perguntamos qual seria a habilitação mais adequada para lidar com as mídias sociais corporativas e os respondentes só podiam escolher uma alternativa: a área de Relações Públicas foi apontada por 60% dos participantes da pesquisa; seguida pela de Publicidade e Propaganda com 21% das preferências; de Jornalismo com 11% das respostas e de outras áreas com 8%. Apareceram como respostas para o item outros a área de estudos de mídia, mídias sociais, design e outras que tenham o perfil adequado à função independente da formação.

Também pedimos aos participantes que elegessem apenas uma formação profissional dentre as possíveis para que fosse a comandante maior da área de mídias sociais corporativas, ou seja, aquela que tivesse mais aptidão para conduzir atividades organizacionais no ambiente das mídias sociais. Novamente, o destaque foram as Relações Públicas com 53% das escolhas, seguidas pelo Publicitário/Marketeiro, com 29%; Jornalista com 12% e a opção outra formação profissional com 6%. Por outras formações profissionais, os respondentes apontaram analistas de mídia, o que nos pode nos destacar uma nova possibilidade de curso para o mercado, não necessariamente em nível de graduação.

Considerações finais

Trata-se de um campo inegável de atuação para os profissionais de Comunicação Social, sobretudo para as Relações Públicas e para a Comunicação Organizacional, pois, para estarem presentes nestes ambientes digitais, a organização precisa de planos de presença, engajamento e relacionamento com seus públicos.

Fonte: http://rpalavreando.com.br

Anúncios

Uma resposta em “Afinal, que habilitação é a mais apta a lidar com as mídias sociais corporativas?

  1. é legal fazerem pesquisas sobre mídias sociais, mas ficou no mínimo tendenciosa pois a maior fonte de divulgação da pesquisa foi os perfis da Carol Terra que tem uma conexão muito maior com os RPs.
    Acho que pra ter um resultado mais real, deveria ser entregue na mão de empresas, profissionais de mkt e agências.
    Claro que esta é só a minha opinião 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s