Prêmio Expocom Sul recebe inscrições

Estudantes de Comunicação de toda a região podem inscrever trabalhos.

Estão abertas as inscrições para a edição Sul do Expocom – prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação. A premiação integra o programa do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul – Intercom Sul, que acontece na Universidade Estadual de Londrina (PR), de 26 a 28 de maio.

As instituições de ensino superior da região devem indicar, ao Intercom Sul, os trabalhos que se destacaram ao longo do ano de 2010. Os vencedores das edições regionais concorrem na edição nacional do evento, que, neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro.

Como funciona – Para participar do Expocom, o aluno precisa ser indicado pela IES, fazer a inscrição no Intercom Sul e submeter o trabalho. O processo ocorre da seguinte forma:

1)     As faculdades e universidades do Sul podem indicar um trabalho em cada uma das 71 modalidades existentes (disponíveis em http://www.intercom.org.br). Elas integram as categorias “Jornalismo”; “Publicidade e Propaganda”; “Cinema e Audiovisual”; “Relações Públicas” e “Produção Transdisciplinar em Comunicação”, que correspondem aos cursos e habilitações da área de Comunicação, com exceção da última categoria, que aceita inscrições de alunos de qualquer curso de Comunicação Social. A indicação de trabalho pela IES pode ser feita de 01/03 a 04/04. O trabalho deve ser submetido pelo aluno líder de 03/03 a 08/04. Link para indicação: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1304%3Aindicacao-ies&catid=39&Itemid=79.

2)     Para cada trabalho selecionado, deve haver um aluno líder. Todos os trabalhos selecionados para representar a IES devem ser previamente cadastrados junto ao sistema informático da Intercom, por meio do representante da instituição (coordenador de curso ou alguém por ele indicado). Em cada modalidade, a instituição deve informar os dados do aluno líder do trabalho selecionado (nome completo, CPF, e-mail, orientador).

3)     Somente depois da indicação da IES, o aluno líder poderá se inscrever no Congresso e fazer a postagem do seu trabalho no Prêmio Expocom. É possível que os trabalhos tenham um ou mais autores, com a ressalva de que todos devem ser estudantes de graduação em Comunicação Social.

4)     O formato de apresentação dos trabalhos varia. Podem ser peças únicas ou séries de programas, por exemplo.  Esse quesito depende da modalidade escolhida pelo candidato.

O Expocom acontece em todas as regiões do país. Além do Sul, também participam: Centro-Oeste (Cuiabá – MT – UFMT), Nordeste (Maceió – AL – Cesmac), Norte (Boa Vista – RR – Faculdade Atual da Amazônia) e Sudeste (São Paulo – SP –Fecap). O prêmio é uma oportunidade para alunos de graduação e recém-formados de ver a qualidade dos seus trabalhos atestada não apenas por seu professor-orientador, mas também por um grupo de professores de instituições de ensino de todo o país, especializados no tema do projeto. Trata-se de um reconhecimento que pode abrir portas tanto no meio acadêmico quanto no mercado. 

Um projeto ganhador do prêmio Expocom pode servir de portfólio a ser mostrado a empresas de comunicação, durante a busca de um estágio ou primeiro emprego. No campo acadêmico, o vencedor do troféu sai na frente no momento de se candidatar a uma vaga em cursos de pós-graduação, já que o prêmio é um atestado de experiência acadêmica aliada à prática.

Mais informações podem ser obtidas no site www.intercom.org.br. Veja, abaixo, o cronograma para inscrição no Intercom Sul e no Expocom:

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul

26 a 28 de maio

Local: Universidade Estadual de Londrina – Londrina (PR)

Inscrições: 01/03 a 06/05

Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 04/04

Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 08/04

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s