Entrevista com a RP Denise Kapazi – Relações Públicas no Terceiro Setor

 

Relações Públicas no Terceiro Setor

Denise Kapazi

Para melhor explicar sobre o mercado de Relações Públicas no terceiro setor, o RP na Rede conta com a entrevista da Egressa Denise Kapazi de Souza.

 

Relembrando que para Fernandes (1997, p.27), “o Terceiro Setor é composto de organizações sem fins lucrativos criadas e mantidas com ênfase na participação voluntária, num âmbito não-governamental, dando continuidade às práticas tradicionais de caridade, da filantropia e do mecenato e expandido o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, à incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil.”

 

RPnaRede – Qual a Importância de Relações Públicas no Terceiro Setor?
 

Denise Kapazi: A atividade de Relações Públicas é fundamental para qualquer organização, de pequeno à grande porte; na área governamental, comercial e ainda as sem fins lucrativos. A importância das ações de RP em uma organização do Terceiro Setor está relacionada às estratégias de comunicação interna e externa, busca por parceiros, fortalecimento da imagem institucional e clima de boa convivência entre os públicos.    

RPnaRede – Como foi sua experiência de estágio numa organização sem fins lucrativos?

 
Denise Kapazi – Meu estágio obrigatório foi no Asilo Dom Bosco, instituição do Terceiro Setor que abriga idosos dependentes e semi-dependentes, a maioria da cidade de Itajaí com idade média de 86 anos. Durante os mais de 6 meses de elaboração do Plano de Relações Públicas, o desafio foi além de estar em uma instituição do Terceiro Setor, e sim, lidar com as questões internas e diárias do Asilo.  Durante todo o processo do estágio e execução das ações, procurei seguir a mesma filosofia das Instituições da área e fui em busca de parceiros. Consegui parceiros para a criação de peças gráficas e fotográficas, utilização de materiais, impressões e etc. Acredito que até mesmo dentro de grandes organizações, as verbas não surgem com grande facilidade para o departamento de comunicação, e o profissional da área deve buscar alternativas para que determinadas ações sejam realizadas, trazendo êxito para a instituição em que atua.
 
 

RPnaRede – Quais as ferramentas de Relações Públicas usadas nas atividades do terceiro setor?

 

Denise Kapazi: Acredito que um bom Plano de Relações Públicas deve englobar as cinco funções de Relações Públicas: pesquisa, assessoria e consultoria, planejamento, execução e avaliação. Com base nas  informações encontradas e  nas necessidades da instituição, foi criado  o Programa “Asilo Dom Bosco, muita história pra contar” com os projetos, Vídeo Institucional “Asilo Dom Bosco, abrigando histórias”; Exposição Fotográfica “Retratos do Asilo” e o Relatório Anual. Já o Programa “Comunicação no Asilo Dom Bosco”, teve como projetos: Identidade Visual, Site Asilo Dom Bosco, Selo “Empresa Amiga do Asilo” e o Folder Institucional. Os projetos foram executados com diferentes estratégias, visando o público alvo, criatividade e principalmente seus objetivos. Com as parcerias ao longo do Plano, os projetos como a exposição fotográfica e o vídeo institucional, tiveram uma ótima aceitação por parte do público, pela forma de execução, emoção, atratividade e outros. Confesso que procurei sair um pouco do convencional na escolha das técnicas. O objetivo pode ser o mesmo, mas a forma de atingir o público é diferente, e esse foi meu o grande desafio e orgulho, durante e após a finalização do Plano.  

RPnaRede – Porque escolheu o Terceiro Setor para atuar em seu projeto de estágio?

Denise Kapazi: Um desafio. O projeto de estágio é um desafio e realiza-lo dentro de uma Instituição do Terceiro Setor foi maior ainda. Como o projeto de estágio não tem a obrigatoriedade de ser remunerado, e eu sabia que iria acabar “trabalhando de graça pra alguém”, resolvi ajudar uma Instituição. Como meu artigo científico também foi no Terceiro Setor, foi um pouco mais fácil de lidar com as necessidades, pela bagagem literária que adquiri.  É uma área que gosto, mesmo não sabendo ainda se é a minha preferida, mas que atuaria de novo não só pelo vasto trabalho que ainda precisa ser feito, mas pelo envolvimento pessoal que acaba caminhando junto.  Recomendo os colegas estudantes de Relações Públicas que pesquisem sobre o Terceiro Setor, ajudem como voluntários, ou até mesmo em grandes Instituições com um trabalho remunerado. Ainda é uma área carente de profissionais de comunicação, e isso pode ser uma brecha para o profissional de RP fazer um ótimo trabalho.  

RPnaRede – Indique livros e sites sobre o Terceiro Setor para que interessados possam conhecer mais sobre o assunto.

Denise Kapazi: Um livro super básico, que contribuiu muito para o meu Plano de Relações Públicas e Artigo Científico sobre o tema foi “Captação de Diferentes Recursos para Organizações sem Fins Lucrativos”, de, Célia Meirelles CRUZ e Marcelo Estraviz.  

Deixe uma consideração final para os leitores do Blog.

  Gostaria de agradecer pelo convite para conversar um pouco sobre o meu Plano de Relações Públicas e sobre O Terceiro Setor. É uma área extremamente cativante, principalmente quando descobrimos as maravilhas que as ações de RP podem fazer. Faço ainda um convite para você leitor, que visite uma instituição e que contribua com ações, doações e ate com carinho, sentimento esse que recebi dos idosos a cada visita que fiz ao Asilo.  

Beijos a todos. Nos vemos pelo mundo.

Denise Kapazi

Twitter: @denisekapazi

Blog: denisekapazi.blogspot.com  

Anúncios

2 respostas em “Entrevista com a RP Denise Kapazi – Relações Públicas no Terceiro Setor

  1. Muito legal saber que mais RPs têm se interessado em atuar, ou mesmo estagiar, no terceiro setor. Sou estudante de Relações Públicas e voluntária numa ONG. Esta experiência é realmente desafiadora, porém muito rica, para ambos os lados.
    Legal ler sobre isso vindo de outro profissional!
    😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s