Entrevista com Fernanda Wieser – Bacharel em Relações Públicas

Nesta semana começaremos uma coluna semanal de entrevistas em nosso blog. As entrevistas serão realizadas com alguns Relações Públicas como também com outros profissionais da Comunicação.

A nossa primeira entrevistada é a Bacharel em Relações Públicas Fernanda Wieser .

 Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas – Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. (Registro no CONRERP já solicitado).

Atualmente é Assistente de Marketing da Guepardo .

 

RPnaRede – No seu ponto de vista, qual a contribuição das Relações Públicas para o Marketing?

Fernada Wieser –  Há tempo já não se vê o marketing como uma área isolada da comunicação. Hoje se tem uma visão mais sistêmica do processo comunicacional. Enquanto o marketing é responsável pela comunicação mercadológica, as relações públicas gerenciam a grande esfera comunicação – em que se localiza o marketing também.

 As relações públicas contribuem com o marketing e é também considerada quase sempre uma ferramenta de apoio ao marketing por ter uma visão de toda a estrutura de comunicação, o conhecimento e relacionamento com os públicos e a capacidade de gerenciá-los criando estratégias mercadológicas adequadas.

RPnaRede – Como foi o processo desde seu estágio até a sua contratação na empresa?

Fernada Wieser – Meu primeiro contato no mercado de trabalho com a profissão de relações públicas deu-se no 5º período do curso, em 2009. Interessei-me por uma vaga presente no Jornal de Santa Catarina onde uma empresa de recrutamento e seleção anunciava uma vaga de estágio para Comunicação. Inscrevi-me e não obtive resultado imediato – nesta época trabalhava como Auxiliar Administrativo em uma malharia (2008). Quatro meses após ter mandado o currículo me ligaram do Grupo Lince (holding), querendo marcar uma entrevista, em fevereiro de 2009. Fui entrevistada – lembro até hoje do meu nervosismo – e contratada para a vaga. Para minha surpresa, no meu contrato estava “Estagiária de Relações Públicas” – achei muito chique! Assim que contratada eu trabalhava para duas empresas do Grupo – meio período para a Alacran, um e-commerce e meio período para a Guepardo. Após 4 meses, passei a trabalhar somente para a Guepardo. Trabalhei como estagiária de Relações Públicas da Guepardo durante 11 meses, quando rescindiram meu contrato para me efetivarem como Assistente de Marketing, em Fevereiro de 2010. Querem saber se agora que me formei estou registrada como Relações Públicas, certo? Não, ainda não meus colegas, pois para isto preciso do Registro Profissional, e o meu ainda não veio.

RPnaRede – Como é o mercado de trabalho para um recém formado?

Fernanda Wieser – Formei-me em Dezembro/2010, já trabalhando na área. Então não tive que correr atrás de vagas no mercado de trabalho – não por enquanto! Mas só neste início de ano, recebi através da UNIVALI 3 anúncios de vagas de emprego na área da comunicação em Santa Catarina. Por enquanto sinto o mercado bem “necessitado” de profissionais de comunicação. Cada vez surgem mais anúncios e anúncios. Se compararmos ao mercado de trabalho de São Paulo, por exemplo, vamos dizer que aqui em SC quase não tem emprego para o Relações Públicas. Mas isso não é verdade!Se você ir atrás e mostrar o que podemos fazer pelas organizações, você conseguirá uma colocação no mercado de trabalho com certeza. Para quem está presente no Twitter, uma dica é seguir o perfil @Vagas_RP – que disponibiliza diariamente vagas de estágio, trainee e empregos na área de relações públicas em todo o país.

RPnaRede- Qual a importância da Assessoria de Imprensa para o profissional de Relações Públicas? Como ela é realizada em sua empresa?

Fernanda Wieser – A assessoria de imprensa é uma das atividades que pode ser desenvolvida por profissionais de relações públicas. Dentro das organizações a assessoria de imprensa tem um papel muito importante, pois é a atividade responsável por transmitir a informação para conquistar apreço e respaldo da opinião pública e levar o seu produto, por exemplo, ao conhecimento do público. É por meio da assessoria de imprensa que se obtém espaço em renomados veículos de comunicação.

 Na Guepardo não terceirizamos a assessoria de imprensa, quem realiza esta atividade sou eu. Procuro sempre manter contato com os jornalistas dos veículos de interesse da empresa e atendê-los sempre da melhor maneira possível. A cada produto lançado, seleciono algumas publicações e faço então o contato com o jornalista responsável pela seção. Claro que não vou dar a receita de como se consegue um espaço na Revista VIP ou na VEJA, por exemplo. A conquista de um espaço de mídia espontânea nestes veículos depende do trabalho de cada profissional.

 As conquistas mais marcantes pra mim são inserções de produtos nas revistas VIP, VEJA, GALILEU, GO OUTSIDE, NÁUTICA, PESCA & CIA, PESCA ESPORTIVA E AVENTURA E AÇÃO, uma entrevista de 4 páginas sobre camping com o Diretor Executivo da Guepardo na revista paulista Vida & Arte e a presença no Guia Go Outside – Os melhores de 2010 – com 4 produtos indicados.

RPnaRede –  Como você vê a importância do relacionamento com os públicos para a boa imagem de uma empresa?

Fernanda Wieser – Relacionamento é fundamental em qualquer situação! O relacionamento com os públicos de interesse de uma organização deve ser o melhor e mais claro possível, evitando conflitos e agressores; e conquistando evangelizadores. O relações públicas deve ter total conhecimento dos públicos de interesse, dos seus desejos e receios para que assim possa elaborar estratégias de comunicação eficazes condizentes ao público que se deseja.

Considerações Finais

Espero que tenha contribuído e atingido as expectativas de vocês. Estou à disposição caso tenham dúvidas sobre algo que escrevi.

Quero agradecer também Aline Carlesso e Maiara Moura, que me convidaram para abrir este novo espaço no blog.
Quem quiser me encontrar na internet -> www.meadiciona.me/fernandawieser

 Abraços de uma recém-formada com saudades da faculdade! (é, já me falaram que isso passa…)

Fernanda Wieser

 

 

 

 

Deixe um comentário

