Relações Públicas e a Comunicação Cooporativa no Festival de Cannes

Matéria do Jornal Estadão .

Terça-feira, 9 de junho de 2009, 19:00

 

Na propaganda, os brasileiros seguem entre os melhores

SÃO PAULO – Há anos a liderança entre as agências brasileiras de publicidade que mais inscrevem peças nas disputas do Festival Internacional de Publicidade de Cannes não se altera significativamente. Na 56ª edição, que acontece entre 20 e 27 de junho na costa francesa, não será diferente. Com 155 trabalhos cada uma, as agências AlmapBBDO e DM9DDB, se inspiraram na boa safra de prêmios em outros eventos do meio publicitário, que antecedem Cannes – o maior e mais badalado festival do gênero -, e não arrefeceram o ânimo com a crise global. Garantiram praticamente suas habituais participações.

O acompanhamento elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo a partir de 2001, desde que assumiu a representação oficial do Festival no Brasil, mostra a permanência do País entre os três maiores participantes, atrás apenas dos EUA e da Alemanha. Nesse mesmo período, a Índia cresceu em presença e agora já surge em quinto lugar no total de inscrições. Fora isso, entre os dez mais, como aliás tem sido frequente nos últimos dez anos, estão Inglaterra, Espanha, Canadá, Austrália, França e Japão.

Do Brasil, 150 empresas do segmento de prestação de serviços em comunicação estão na competição. E, como ocorreu com outros países em função da retração econômica, houve queda do total de peças inscritas. Foram 1.519 trabalhos, 38% menos do que em 2008. Trabalhos que vão enfrentar os 11 júris que vão selecionar o que de melhor se produziu em comunicação e propaganda no último ano. Entraram em julgamento 22 .652 peças publicitárias de 86 países. è um número 20% menor em relação ao ano passado.

No geral, os dez maiores participantes do Festival de Cannes refrearam sua participação em índice menores do que o Brasil: cerca de 25 % no volume de inscrições. A exceção fica com a Espanha, que cortou em mais de 40% sua presença na competição. Em sua defesa do mercado espanhol está o fato de o país enfrentar uma das piores retrações econômicas entre os países do bloco europeu.

Neste ano, também houve registro de três empresas do Brasil que fizeram suas inscrições diretamente na organização do Festival de Cannes. Caso do Sport Club Corinthians Paulista que concorre com um trabalho para estimular a torcida na categoria que escolhe as melhores ações promocionais. A Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal e a TV Globo inscreveram ações em uma categoria nova, que julgará os trabalhos de comunicação corporativa, ou Relações Públicas.

A maior novidade fica por conta da liderança em âmbito mundial na categoria Design, com 15% dos trabalhos concorrentes. Os profissionais da área viram no atual momento uma oportunidade para divulgar as aptidões do Brasil no setor. Acreditam que, como em propaganda, o País pode conquistar um lugar ao sol também em design. O número de inscrições do Brasil em design pulou de 48 no ano passado, para 174 este ano.

 

Fonte : http://www.estadao.com.br/noticias/economia,na-propaganda-os-brasileiros-seguem-entre-os-melhores,384969,0.htm

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