INTERCOM SUL 2009

Trabalhos apresentados no INTERCOM SUL 2009 por acadêmicos de Relações Públicas da UNIVALI

 ______________________________________________

 
  • INTERCOM JUNIOR: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
A DEMANDA DE EVENTOS EMPRESARIAIS EM ORGANIZAÇÕES DE GRANDE PORTE: A REALIZAÇÃO DE EVENTOS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO NAS MAIORES EMPRESAS DE ITAJAÍ
Ení Maria Ranzan (UNIVALI); Danielle Oliveira de Souza (UNIVALI); Larissa Paola de Oliveira (UNIVALI)

Resumo

Os eventos empresariais são utilizados como instrumento institucional ou promocional, com o propósito de estabelecer um vínculo entre as organizações e seus diversos públicos. O objetivo desta pesquisa é investigar a realização dos eventos empresariais nas organizações de grande porte de Itajaí. Trata-se de um estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Buscou-se pesquisar as 20 maiores empresas de Itajaí, por meio de questionário (com perguntas abertas e fechadas), junto aos profissionais atuantes na área de eventos das respectivas empresas. Percebeu-se que os eventos são estratégias de comunicação muito utilizadas pelas empresas, tanto para atingir seu público interno, quanto externo. A formação dos gestores é eclética e os mesmos indicam, de maneira geral, a necessidade de melhor capacitação da equipe para atuação nesta área.

Palavras-chave:  estratégias de comunicação, eventos empresariais, gestão de eventos

_____________________________________

  • Divisões  temáticos:  Relações Públicas e Comunicação Organizacional
PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA O PROJETO CRESCER: APRIMORANDO A COMUNICAÇÃO COM OS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS
Grazielle Souza da Silva (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI); Eni Maria Ranzan (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)

Resumo

O plano de Relações Públicas para o Projeto Crescer, foi realizado durante o Projeto Experimental estágio, no segundo semestre de 2008. O diagnóstico foi elaborado por meio de entrevistas, pesquisas com os alunos e egressos, conversas informais, briefing e observação direta. Este plano tem como objetivo geral melhorar a comunicação do Crescer com os seus públicos estratégicos. O programa I “Comunicação On-line“, contempla os projetos: Homepage Crescer, Momento Crescer e Blog Crescer. Todos os três projetos foram executados. O programa II “Divulgação com os públicos de interesse”, contempla os projetos: Conhecendo as Relações Públicas, Vídeo Institucional e Crer Para Ser. Dos três projeto apenas o projeto Conhecendo as Relações Públicas foi executado. A execução dos projetos correspondeu com a necessidade da instituição, ampliando seus canais de comunicação com seus públicos.  
Palavras-chave:  Relações Públicas, Projeto Crescer, Estratégias de Comunicação.

________________________________________

  • A REALIZAÇÃO DE EVENTOS COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE: A ATUAÇÃO DA UNIBRAVA E V-AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA PRAIA BRAVA, DE ITAJAÍ (SC)
Ení Maria Ranzan (Univali); Larissa Paola de Oliveira (univali)

Resumo

O profissional de Relações Públicas gerencia o relacionamento entre as organizações e seus públicos. Uma das estratégias utilizadas para atingir esta finalidade são os eventos. Estes também possuem o objetivo de auxiliar na preservação ambiental. O meio ambiente, estando equilibrado, contribuirá para a qualidade de vida. O objetivo da pesquisa é verificar de que forma os eventos realizados pelas ONGs Unibrava e V-Ambiental influenciam na qualidade de vida dos moradores da Praia Brava. A metodologia será do nível exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Será realizado entrevistas com os responsáveis pelas ONGs, e questionário com os moradores da Praia Brava de Itajaí-SC. Percebeu-se que os eventos realizados pelas ONGs influenciam na qualidade de vida dos moradores, devido às ações em prol do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave:  Gestão de eventos, Relacionamento, Unibrava, V-Ambiental

 

_______________________________FOTOS________________________________
DSC00602
DSC00619
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s